Rebelde Brasil... Sucesso ou Fracasso

Uma ótima novela, bem feita, com um bom elenco, bom texto porém em uma emissora ainda 'novata' nesse ramo. Não na idade, pois a Rede Record exibi telenovelas a décadas, mais parece que ainda não aprendeu que TV é uma coisa de costume, que o telespectador não pode adivinhar que hoje a novela começa 19:30h, amanhã 20h, e no outro dia 19h! Uma audiência estável e pouco admirável, porem do outro lado da telinha uma banda que saiu da novela e faz a Record encher os olhos e os bolsos. Com vários produtos licenciados a novela está ganhando a cabeça das pessoas, principalmente dos jovens, o foco da trama. 

Enfim, Rebelde é um sucesso, ou um fracasso? Uma novela boa, uma emissora ruim, uma produção boa, uma execução ruim. Enfim, tire suas próprias conclusões...

No dia 21 de Março de 2011, estreia na tela da Record a novela 'Rebelde'. Vindo de uma parceria entre a Rede Record e a Televisa a ideia da 'nova' novelinha da Record não foi muito bem aceita pelos telespectadores e até mesmo por alguns fãs da trama mexicana, que até hoje dizem que "Rebelde Mexicano" é insubstituível, e que "Rebelde Brasil" não passa de uma cópia mal feita. (Porém poucos deles sabem que Rebelde Mexicano também é uma cópia do Rebelde Argentino, esse sim o primeiro e original)

A Rede Record esperou muito dessa produção. Centenas de jovens fizeram os testes para participar da novela, dentre eles alguns até famosos, como Thaeme Marioto e Felipe Dylon. A seleção durou cerca de 4 meses, eis que os protagonistas são anunciados:

Sophia Abrahão foi escalada para interpretar Alice. Que era Mia na versão Mexicana

Lua Blanco foi escalada para interpretar Roberta. Que também se chamava Roberta na versão mexicana.

Mel Fronckowiak foi escalada para interpretar Carla. Que se chamava Lupita na versão Mexicana.

Arthur Aguiar foi escolhido para interpretar Diego. Na versão Mexicana o personagem também se chamava Diego.

Micael Borges foi escolhido para interpretar Pedro. Que era Miguel na versão Mexicana.

Chay Suede fez sua estreia em novelas como Tomás. Que se chamava Giovani na versão Mexicana.

*Dos seis principais, três já estiveram em Malhação.

Enfim, a Record apostou todas suas fichas na telenovela, que foi a primeira da emissora a estrear em HD. Margareth Boury, autora da trama, estava super empolgada com sua nova produção. Um elenco ótimo com nomes grandiosos como Zezé Motta, Rocco Pitanga, Cristina Mullins, Carla Diaz, Edwin Luisi, Adriana Garambone, Juan Alba, Eliana Guttman, Floriano Peixoto, entre outros, foi montado. Segundo o vice-presidente da Record, Walter Zagari, foram investidos 43 milhões no projetoPodendo assim se chamar de uma mega produção.

A Novela estreou, e a audiência pouco mudou. Nos primeiros capítulos mesmo com a entrega de prêmios a audiência ficava entre 7, 8, 9 pontos. Sempre na Vice.

Claro, como a novela era exibida na Rede Record, dentro de 8 meses foi trocada de horário diversas e diversas vezes. Mais após alguns meses da estreia a novela parecia ter se estabilizado. Chegando a 12 pontos de média em São Paulo, com picos de 15/16. E a 15 pontos de média no Rio de Janeiro com picos de 18/19. Índices considerados bons pela emissora.

Mais como já era de se esperar, devido a grande mudança de horário (A Novela já foi exibida 20:30h, 19:30h, 19:00h, 18:45h, 19:40h, e agora esta sendo exibida as 19:10h) a audiência caiu, e agora esta entre 8, 9, 10 pontos novamente. Já chegando a marcar míseros 5 pontos.

Sucesso nas redes sociais, Rebelde chega diariamente nos TT's do Twitter, com varias tags. Porém, os fãs que fazem os assuntos irem parar nos mais comentados do mundo parecem não assistir a novela, já que a audiência da novela parece ser bem maior nas redes sociais, principalmente no twitter, do que na própria televisão. 

     Prêmios.     

A novela, assim como seus integrantes, claro já receberam e foram indicados a vários prêmios, dentre eles:

Como Indicados:
Antonio Pompêo como 'melhor ator' no 'Troféu Raça Negra'.
Michel Gomes como 'melhor ator' no 'Troféu Raça Negra'.
Rocco Pitanga como 'melhor ator' no 'Troféu Raça Negra'.
Lua Blanco como 'atriz revelação' no 'Premio Extra de TV'.
Rebelde como 'melhor telenovela' no 'Prêmio Extra de TV'.
Música Rebelde Para Sempre como 'melhor tema musical no 'Prêmio Extra de TV'
Rebelde como 'melhor figurino' no 'Prêmio Extra de TV'.
Sophia Abrahão como 'melhor atriz nacional' no 'Capricho Awards'
Chay Suede como 'melhor ator nacional' no 'Capricho Awards'.

Como Vencedores:
Rebelde como 'melhor série jovem' no 'Prêmio Jovem Brasileiro'.
Sophia Abrahão como 'melhor atriz' no 'Meus Prêmios Nick'.
Rebelde como 'melhor programa de TV' no 'Meus Prêmios Nick'.
Mel Fronckowiak como 'gata do ano' no 'Meus Prêmios Nick'.
Micael Borges como 'melhor ator' no 'Troféu Raça Negra'.
Roberta e Diego como 'melhor beijo da ficção' no 'Capricho Awards'.
Arthur Aguiar como 'melhor ator nacional' no 'Capricho Awards'.
Lua Blanco e Arthur Aguiar como 'melhor casal real' no 'Capricho Awards'.
Lua Blanco como 'melhor atriz nacional' no 'Capricho Awards'.
Lua Blanco como 'cantora nacional' no 'Capricho Awards'.
Rebelde como 'melhor programa de TV' no 'Capricho Awards'.
Chay Suede como 'colírio do ano' no 'Capricho Awards'.
Chay Suede como 'ator revelação' no 'Prêmio Extra de TV'.
Rebelde como 'melhor telenovela' no 'Uol PopTevê'.
Arthur Aguiar como 'ator revelação' no 'Uol PopTevê'. Chay Suede ficou em segundo.
Lua Blanco como 'atriz revelação' no 'Uol PopTevê'. Mel Fronckowiak ficou em segundo.


     A Banda.     

Ainda dentro da novela foi lançada a banda 'Rebeldes', formada pelos seis protagonistas. A banda saiu das telinhas, foi para os palcos reais e já gravou um CD com 13 músicas inéditas. 

Entre namoros e separações dentre os protagonistas (Sophia namorava Chay, mais agora namora Micael. Athur que ficava com Pérola Faria, agora namora Lua) O Álbum intitulado 'Rebeldes', foi lançado no dia 23 de setembro desse ano pela gravadora EMI com parceria da Record Entretenimento, contendo produção de Rick Bonadio e composição de Bonadio, Di FerreroCris MorenaGee Rocha e Eric Silva.


A distribuição do álbum ficou sob a responsabilidade da EMI Music e alcançou a terceira colocação das paradas da ABPD, por duas semanas consecutivas, além do primeiro single do trabalho alcançar a 21ª e a 17ª posição nas paradas Hot 100 e Hot Pop, da Billboard Brasil, respectivamente.

No dia 6 de novembro, 46 dias após o lançamento, a Banda recebeu seu primeiro disco de ouro por mais de 80 mil vendas do primeiro álbum. Até agora foram vendidas cerca de 90 mil discos. Sem contar os milhões de acessos das músicas na internet.

O Single 'Do jeito que eu sou' ficou em 21° Lugar na Hot 100. Em 65° lugar na Brasil Hot 100 Airplay. E em 17° lugar na Brasil Hot Pop & Popular.

Outro single da banda também se colocou na Hot 100. 'Quando estou do seu lado' conquistou o 71° lugar.

A Banda saiu em turnê no fim de outubro com o nome de Rebeldes Teen Festival. A Turnê já passou por Porto Alegre, Salvador, Vitória, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. Até agora reuniu cerca de 63 mil pessoas dentre estes shows.

No Site de músicas 'Letras Terra'. RebeldeS está em 2° Lugar com cerca de 900 mil visitas semanais. As 13 músicas da banda estão no Top 100 ocupando o 4°, 5°,12°,13°,16°, 23°, 31°, 38°, 40°, 52°, 61°, 64° e 89° lugar.

Além das 13 músicas da banda, mais 4 músicas da Trilha Sonora da novela estão no TOP 100.

No site 'Vagalume', também de Música, a banda esta em 16° Lugar, com cerca de 400 mil visitas semanais. Mesmo assim ainda na frente de artistas como Paula Fernandes, Paramore, Miley Cyrus, Black Eyed Peas, Kesha, Restart, Ivete Sangalo entre outros. 

5 das músicas da banda estão no Top 100, ocupando os lugares 37° com a música Como um Rockstar. 42° lugar com a música Ponto Fraco. 51° lugar com a música Quando estou do seu Lado. 54° lugar com a música Você é o melhor pra Mim. E 87° lugar com a música Livre Pra Viver.

Enfim, entre altos e baixos você acha que Rebelde é um sucesso ou um fracasso?

Comente!


[Conteúdo e algumas fotos exclusivos, se for copiar, coloque a fonte!]
By: Matheus Guelsi

Comentários

  1. Sucesso comercial é um fato, afinal é a novela mais comentada da atualidade, tem uma enorme linha de produtos licenciados, a Banda rende muito à Record, porém a audiência da trama vem derrapando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opnião, Mais com Respeito; É Proibido Divulgar Links e qualquer forma de agressão verbal.